Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Combustíveis

Álcool sobe 4,6%, mas segue vantajoso no PR

Depois de subir quase 17% em outubro, a maior alta do país, o preço do álcool no Paraná teve avanço mais fraco no mês passado. Entre os dias 1º e 26 de novembro, o combustível foi vendido a uma média de R$ 1,69 por litro nos postos paranaenses, com aumento de 4,6% sobre o mês anterior. Os dados são da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Apesar do reajuste, o valor médio do álcool no estado é o quarto mais baixo entre as 27 unidades da federação, e ele continua sendo o combustível mais vantajoso para veículos bicombustíveis. Seu preço equivale a 67% do custo da gasolina, que subiu 1,4% em novembro, para R$ 2,54 por litro, segundo a ANP. Como o poder calorífero do álcool é aproximadamente 30% menor, vale a pena abastecer os carros "flex" com o combustível vegetal quando seu custo é de até 70% o preço da gasolina.

Como o álcool tem subido com mais força nos últimos meses, essa relação vai ficando mais apertada. Em setembro, o derivado da cana-de-açúcar custava o equivalente a 57% do preço da gasolina, índice que passou a 65% em outubro e chegou a 67% em novembro. Em 19 estados, a gasolina já é mais vantajosa.

Oferta

Representantes do setor afirmam que o álcool deve sofrer novos reajustes – embora não tão fortes quanto os vistos em setembro e outubro – até o fim da entressafra, em março de 2010. A questão é de oferta. O excesso de chuvas vinha impedindo grandes avanços na colheita e também reduzindo a produtividade da cana. Tam­bém pesou o aumento da demanda e da rentabilidade do açúcar, que ganhou prioridade nas usinas sucroalcooleiras, limitando a produção de álcool.

O resultado é que o combustível está bem mais caro neste ano, mesmo nos principais estados produtores. Em São Paulo e Mato Grosso, o preço está quase 20% mais alto que em novembro de 2008. No Paraná, a alta em 12 meses é de 16% e em Minas Gerais, de 11%. Por isso, o governo federal tem dito que estuda reduzir a mistura de álcool na gasolina, hoje de 25%, a fim de aumentar a oferta do produto. Mas, até agora, não anunciou medidas concretas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.