Não são poucos os que rogam a Deus para conseguir um emprego. Pois agora é possível pedir ajuda da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que acaba de lançar um programa de apoio aos desempregados de Curitiba e região metropolitana. O Serviços de Recursos de Emprego (SRE) foi lançado na última sexta-feira e pretende fazer um elo entre trabalhadores e empresas de forma gratuita.
"O propósito é oferecer aos participantes a auto-suficiência profissional", resume o gerente de operações do SRE para a América do Sul, Paulo Araújo. O escritório de Curitiba é o sétimo do país e se soma aos mais de 280 escritórios profissionais e voluntários existentes no mundo. O serviço funciona como banco de dados de currículos e vagas.
Os escritórios são gerenciados por profissionais da área de Recursos Humanos e oferecem cursos vocacionais e de auto-suficiência profissional, além de preparação para entrevistas de emprego, elaboração de currículos e planejamento de carreira, palestras, computadores com acesso à internet, acesso a bancos, ofertas de empregos e aos jornais da região. Tudo grátis.
Para usufruir dos serviços do SRE não é necessário fazer parte da igreja, conta Araújo. "Apesar de receber o apoio da igreja, o escritório é aberto à comunidade e não tem nenhuma conotação religiosa", esclarece. A partir de amanhã, os interessados podem fazer sua pré-inscrição para participar do curso vocacional. Só depois os candidatos serão encaminhados às empresas. Elas, por sua vez, podem pedir empregados pelo telefone ou, se estiverem cadastradas, pelo site do SRE.
A expectativa do escritório curitibano é cadastrar 3 mil currículos em três meses. Em todo o mundo, desde 2002, mais de 700 mil pessoas conseguiram emprego por meio do serviço. No Brasil, de 2001 a maio de 2006, os SREs encaminharam cerca de 92 mil pessoas para empregos e cursos de qualificação. Outra igreja que tem um setor de apoio para pessoas que estão a procura de emprego é a Primeira Igreja Batista de Curitiba. O Núcleo de Empregos começou em 2002, após um jovem que sofria de síndrome do pânico relatar ter quase se matado por não encontrar trabalho. "No mesmo momento, minha filha disse que podia ajudar. Daí surgiu a idéia do Núcleo", relembra o responsável pelo serviço, o voluntário João Carlos Tempski.
O Núcleo de Empregos cadastra os candidatos, busca as ofertas de emprego e encaminha as pessoas para as empresas. Os participantes também fazem treinamentos de capacitação profissional e passam por testes vocacionais, para descobrir qual carreira seguir. O serviço funciona de segunda a quarta-feira, das 9h ao meio-dia, e publica as vagas existentes no boletim dominical da igreja. Desde o começo do projeto, já foram cadastrados os currículos de mais de 2 mil pessoas.
Serviço: SRE: (41) 3222-1357 www.sre.org.br. PIB: (41) 2106-4320 www.pibcuritiba.org.br.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast