O ministro de Finanças da Alemanha, Wolfgang Schaeuble, rejeitou resgates de países da zona do euro a qualquer preço em uma entrevista à revista alemã Der Spiegel divulgada neste sábado (13). Schaeuble afirma que é contra a coletivização da dívida no bloco monetário e contra ajudas ilimitadas.

CARREGANDO :)

"Há certos mecanismos de ajuda que estamos desenvolvendo, mas sob condições rígidas", declarou. O ministro reiterou a rejeição do governo alemão a eurobonds pois cada país membro conduz suas próprias questões fiscais. "Nós precisamos das taxas de juros diferenciadas para que haja incentivos e possibilidades de sanções para forçar a existência de solidez na política fiscal", disse.

Perguntado se a ajuda pode ser descontinuada caso os países fracassem em cumprir as condições de modo suficiente, Schaeuble afirmou que "não há resgates a qualquer preço". O ministro não quis especular sobre o que poderia acontecer, mas disse que esse seria um "governo estranho" se não se preparasse para todas as contingências, independentemente de quão prováveis elas possam ser.

Publicidade