O vice-presidente de Negócios de Varejo do Banco Brasil, Alexandre Abreu, 48 anos, assumirá o comando do banco no lugar de Aldemir Bendine.
Abreu ganhou prestígio com a presidente Dilma Rousseff em 2010, quando o BB reduziu as taxas de juros e as tarifas bancárias para competir com as instituições privadas.
Funcionário de carreira do BB, Abreu entrou no banco em 1986 como escriturário na agência de Cariacica (ES). Além do varejo, o executivo passou pelas áreas de cartões, seguros e internet do banco.
O executivo cursou administração de empresas e tem MBA em gestão e marketing.
Ida para a Petrobras
Abreu assumirá o posto no lugar de Aldemir Bendine, que será o novo presidente da Petrobras, na vaga de Graça Foster.
Bendine esteve à frente do BB desde 8 de abril de 2009, em substituição ao então chefe do banco Antonio Francisco de Lima Neto. Ele foi escolhido para o cargo na gestão do ex-presidente Lula para reduzir os juros do banco e aumentar o volume de crédito.
Ivan Monteiro, atual vice-presidente de Finanças do Banco do Brasil, será o novo diretor financeiro da Petrobras. O cargo é chave para enfrentar a atual crise pela qual a petroleira passa.
Renúncia
Na quarta (4), Graça Foster e outros cinco conselheiros pediram demissão do cargo. A renúncia coletiva ocorreu após os diretores não aceitarem o cronograma definido por Dilma Rousseff para a mudança na direção da empresa. Dilma queria que eles ficassem até o fim do mês.