Nesta quarta-feira (24), o Congresso Nacional instalou a Comissão Mista de Orçamento (CMO) e escolheu para presidir o colegiado o deputado Júlio Arcoverde (PP-PI), aliado do presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL).
A comissão é responsável por votar projetos de lei relativos ao Plano Plurianual (PPA), às diretrizes orçamentárias de 2025, ao Orçamento da União e a créditos adicionais.
Normalmente, a CMO é instalada até a última terça-feira do mês de março de cada ano, data em que termina o mandato dos membros da comissão anterior. Este ano, porém, a escolha da nova direção atrasou em um mês.
As funções de direção da CMO, de relator-geral da LOA e de relator da LDO são exercidas, de forma alternada, por senadores e deputados. De acordo com a regra de alternância, este ano foi a vez de um deputado presidir a Comissão.
O deputado Júlio Arcoverde foi eleito presidente do colegiado por aclamação em menos de um minuto de votação.
“Agradeço também ao presidente Lira e ao presidente do partido Progressistas, senador Ciro Nogueira, pela lealdade, parceria e principalmente pela confiança em nossa atuação parlamentar [...] Nosso foco em 2024 será garantir alocação de recursos e investimentos para fortalecer a infraestrutura e elevar o potencial do nosso país”, disse Arcoverde durante o seu discurso de posse.
Além da proximidade com Lira, o deputado Júlio Arcoverde é do mesmo estado do presidente do PP, o deputado Ciro Nogueira, com quem tem boa relação.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast