A América Latina Logística (ALL) vai ampliar sua capacidade de transporte agrícola no interior de São Paulo. Ao firmar parceria com a Cosan, maior grupo sucroalcooleiro do país, a ALL pretende montar um corredor de transporte de açúcar e seus derivados de Itirapina até o Porto de Santos. O projeto foi orçado em R$ 1,2 bilhão e terá recursos da Rumo Logística, subsidiária da Cosan.
Os investimentos serão feitos ao longo de cinco anos e a intenção é expandir a capacidade operacional ferroviária por meio de investimentos em via permanente, pátios, vagões, locomotivas e terminais. "Vamos quadruplicar o volume de açúcar transportado em São Paulo", afirma o presidente da ALL, Bernardo Hees. A empresa pretende passar dos atuais 2 milhões de toneladas para 9 milhões de toneladas em 2013.
Segundo Hees, a participação de mercado da ferrovia em São Paulo no transporte de açúcar é pequena, entre 10% e 15%. A operação terá início no segundo semestre de 2009 e haverá aumento gradativo do volume transportado. Além disso, outros segmentos serão beneficiados com a ampliação da malha, pois o tempo de trânsito no trecho será reduzido pela metade, de 40 para 20 horas.
Em contrapartida ao investimento, a ALL deverá efetuar a gestão das obras e a prestação do serviço de transporte com tarifas competitivas em relação ao modal rodoviário até 2028. De acordo com Hees o frete ferroviário é até 20% inferior ao rodoviário para açúcar. O negócio tem prazo de 180 dias para obter condições de execução e aprovações de órgãos regulatórios.
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