A concorrência de empresas privadas com a Petrobras na importação de gasolina para fornecimento no Brasil observada no início deste ano deverá ter vida curta e arrefecer em março devido à desvalorização do real e a uma leve recuperação do preço do petróleo no mercado externo, dizem especialistas.

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As importações tornaram-se atrativas a partir do fim de 2014, quando pela primeira vez em cerca de quatro anos os preços internos do diesel e da gasolina ficaram mais altos do que no exterior.

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Os preços domésticos praticados pela Petrobras são controlados pelo governo e balizam o mercado, enquanto no exterior seguem as cotações do petróleo.

O preço da gasolina no Brasil, na sexta-feira (20), ficou igual ao praticado no exterior, segundo a Tendências Consultoria, enquanto o diesel permaneceu 15,3% mais caro no mercado interno.

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“A Petrobras é obrigada a importar para atender o mercado, mas para outras empresas já não compensa mais importar combustível, não faz sentido”, afirma o analista da Tendências Consultoria, Walter de Vitto. “Foi bem restrito àquele momento.”

Virada

Na média de março até o dia 20, a gasolina ficou 4% mais cara no Brasil do que no exterior, enquanto o diesel ficou 14,5% mais caro, segundo dados da Tendências.

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Os valores já são bem diferentes dos observados no fim do ano passado e início deste ano. Em janeiro, a gasolina e o diesel chegaram a ficar 37,8% e 35,5% mais caros no mercado doméstico do que no exterior, respectivamente.

Desde a virada do ano, o dólar acumula cerca de 20% de valorização ante o real. Já o petróleo Brent é negociado no mesmo patamar do início do ano, mas chegou a ter alta de quase 10% em meados de fevereiro na mesma comparação.

Custos

Vitto explica que, para importar combustíveis, as empresas precisam olhar outras variáveis além dos preços. Os custos de importação do produto, como frete, seguros e taxas aduaneiras, e as limitações logísticas no Brasil são pontos a considerar.

Na janela de oportunidades dos últimos meses, um total de oito empresas fizeram importações de diesel e gasolina A (pura), segundo o diretor de Abastecimento do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom), Luciano Libório.

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Apesar do surgimento dos concorrentes, a realidade brasileira impediu que a Petrobras perdesse sua habitual dominância de mercado, destaca o diretor do Sindicom.

Além da logística de distribuição ser dominada pela estatal, concorrentes temem se expor demais a um cenário que depende muito de decisões repentinas do governo.

Participação

A gasolina importada por concorrentes da Petrobras respondeu, em janeiro, por 1,6% do total vendido no Brasil e, em fevereiro, a estimativa é de que tenha atingido 3,2%, segundo Libório.

Já o diesel importado não teve participação em janeiro e estima-se que tenha representado 9% das vendas em fevereiro.

Apesar do surgimento tímido de concorrentes, o cenário favoreceu a Petrobras, que por muitos anos amargou fortes prejuízos com as importações.

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