A Petrobras está revisando seus investimentos estratégicos por conta da valorização do dólar frente ao real, informou nesta segunda-feira Raul Campos, executivo da área de Relações com Investidores da estatal. Durante seminário sobre as "Novas Multinacionais Brasileiras", promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), na sede da Firjan, no Rio, Campos disse que, apesar de o aumento do dólar elevar também o preço dos produtos da estatal, cotados no mercado internacional, a moeda americana mais cara faz crescer também o custo de financiamentos e favorecer investimentos internos.

CARREGANDO :)

Depois da crise com a Bolívia, a empresa anunciou uma aceleração dos investimentos em gás no Brasil para diminuir a dependência do combustível importado do país sulamericano.

Já o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, também presente ao evento, ressaltou, no entanto, que o plano de investimentos da companhia é feito em dólares e está sendo reavaliado com base em mais de 500 projetos.

Publicidade

- Nosso planejamento estratégico é em dólar. Temos um plano de investimento até 2010. Estamos fazendo uma revisão em função de várias questões - afirmou.

Gabrielli disse que a empresa pode alterar a participação em dólar na geração de caixa da empresa, hoje de 85%.

- A medida que nós temos um volume crescente de fornecedores brasileiros, que operam no Brasil em reais, não necessariamente precisa haver o volume de caixa dolarizado que tem hoje - afirmou.

Os executivos participaram do seminário sobre as "Novas Multinacionais Brasileiras", promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), realizado na sede da Federação das Indústrias do Rio (Firjan), no Centro.

Publicidade