O boné já foi um vilão, porque nele os alunos podiam esconder informações que seriam usadas na hora da prova. Depois foram os telefones celulares, que permitiam o envio de mensagens com as respostas para os colegas. Agora, o foco de algumas escolas dos EUA se volta contra os tocadores digitais, que podem armazenar fórmulas e outras informações usadas indevidamente durante as provas.
"Os estudantes inventam rapidamente novas e criativas maneiras de colar", afirmou Aaron Maybon, diretor do colégio Mountain View High School, na cidade de Mesa (Arizona). Essa instituição de ensino proibiu recentemente o uso de tocadores digitais, como o iPod, depois de perceber que seus alunos baixavam informações que os ajudavam a fazer a prova. "Um professor ouviu os alunos comentando sobre isso", disse Maybon.
Muitas vezes, demora até que os professores e outros funcionários de escolas -- pessoas de gerações mais antigas -- percebam como os alunos usam a tecnologia para colar.
"Alguns estudantes gravam as respostas dos testes e, durante a prova, ouvem esses arquivos em seus tocadores", afirmou Damir Bazdar, 16, à agência de notícias Associated Press. "Dá para passar o fone por dentro da manga da blusa e segurar o fone no ouvido, como se você estivesse segurando a cabeça", continuou Kelsey Nelson, 17. Outros alunos escrevem notas que ficam escondidas em formato de texto em seus tocadores.
O professor Henry Jones, do colégio San Gabriel High School (Califórnia) confiscou o iPod de um aluno e descobriu, no aparelho, respostas para a prova e uma lista de definições escondida entre as seleções musicais do jovem. Por causa desse problema, escolas em Seattle (Washington) também impedem que seus alunos usem os tocadores digitais.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast