Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Fotografia

Amadoras ganham pinta de profissional

Visitante testa uma das máquinas expostas na PhotoImage 2011 | Divulgação
Visitante testa uma das máquinas expostas na PhotoImage 2011 (Foto: Divulgação)
NX 11, da Samsung: i-Fuction por R$ 2.399 |

1 de 4

NX 11, da Samsung: i-Fuction por R$ 2.399

X 100, da Fujifilm: tecnologia e visual retrô |

2 de 4

X 100, da Fujifilm: tecnologia e visual retrô

ST93, da Samsung: uma das menores do mercado |

3 de 4

ST93, da Samsung: uma das menores do mercado

NEX C3, da Sony: para usuários

4 de 4

NEX C3, da Sony: para usuários

No que depende da indústria, está ficando mais fácil se tornar um bom fotógrafo. Os modelos voltados aos amadores estão cada vez mais sofisticados. Zoom óptico, estabilizador, ajustes automáticos, plug-ins so­­ciais e outras ferramentas melhoram o resultado das fotos sem muito esforço de quem está atrás da lente – e tudo isso sem perder o formato compacto.

A tendência ficou clara durante a PhotoImage Brazil, maior evento do segmento de foto e vídeo da América Latina, realizado na última semana em São Paulo. A maior vitrine de lançamentos da área trouxe ao mercado modelos amadores mais sofisticados de várias marcas. A diretora do evento, Duda Escobar, diz que o atual foco do mercado são câmeras para um consumidor "em transição" de um modelo básico para outro mais avançado. Ou seja, gente que está comprando sua segunda, ou até terceira, geração do equipamento – com lentes e sensores mais sofisticados, porém fáceis de usar.

Duda ressalta, no entanto, que o consumidor ainda valoriza muito os modelos com alta resolução (mais de 14 megapixels), visor amplo (superior a 2,5 polegadas) e a boa capacidade de gravação de vídeos digitais.

A Sony é uma das fabricantes que está apostando nesta tendência. O principal lançamento da companhia na feira foi a NEX C3 – modelo compacto, digital e com lentes intercambiáveis, ela tem o mesmo sensor utilizado em um modelo profissional da marca, mas sem o sistema de espelho e, por isso, é menor e mais leve.

"A ideia é le­­var elementos mais sofisticados do mundo da fotografia para o consumidor co­­mum", disse o gerente de produto de Digital Image da Sony Brasil, Thiago Onorato, durante o evento. O modelo será fabricado na Zona Franca de Manaus e, segundo a Sony anunciou no evento, teve investimento inicial de R$ 80 milhões.

Na mesma linha, a Samsung apresentou na PhotoImage a NX 11, modelo com a tecnologia i-Function – que permite que o jogo de lentes se comunique com o corpo da máquina e que o usuário execute comandos do modo manual girando o anel de foco. Essa, no entanto, é para quem está disposto a um investimento maior. O preço sugerido é de R$ 2.399.

A outra novidade da Samsung é a ST93. Apesar de ser um dos menores modelos disponíveis no mercado, ela tem duplo estabilizador digital de Imagem, resolução de 16.1 megapixels e capacidade de gravação de vídeos em alta definição. A ST93 chega ao mercado por R$ 649.

A Fujifilm também está investindo em câmeras "premium" que, segundo a empresa, são destinadas aos consumidores comuns mas que querem recursos avançados. A expectativa em cima do principal lançamento da empresa na feira, a X 100, com visual retrô, é, segundo a Fujifilm, divulgar o nome e a tecnologia da marca para um mercado mais exigente que já está surgindo no Brasil. O modelo tem 12,3 megapixels, tela de 2,8 polegadas, visor híbrido, detector de face e sistema de estabilização de imagem. O preço sugerido é de R$ 3.999.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.