A Amazon anunciou nesta quinta-feira (12) seus planos para criar 100 mil novos empregos nos Estados Unidos nos próximos 18 meses, elevando o número de contratados pela empresa no país para 280 mil. A maioria das vagas será para trabalhar nos novos centros de distribuição, que estão em construção no Texas, Califórnia, Flórida e Nova Jersey. Serão contratados profissionais de todos os níveis de qualificação, desde engenheiros e desenvolvedores de software até posições operacionais.
Em comunicado, o fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezos, afirmou que as vagas para trabalhar na Amazon não estão apenas na sede da empresa, em Seattle, ou no Vale do Silício, berço de empreendedorismo. “Planejamos contratar mais 100 mil novos funcionários para toda a empresa nos próximos 18 meses, na medida em que forem inaugurados os novos centros de atendimento; e vamos continuar a inovar em áreas como tecnologia na nuvem, aprendizado de máquinas e logística avançada.”
A empresa também afirmou que vem criando empregos nos Estados Unidos desde 2011, quando tinha apenas 30 mil funcionários. No fim de 2016, a companhia encerrou o ano com 180 mil trabalhadores, todos nos Estados Unidos.
O anúncio foi feito um dia após o presidente eleito americano, Donald Trump, ter dado a sua primeira entrevista coletiva e ter elogiado a postura de indústrias que estão escolhendo investir e gerar empregos no Estados Unidos. Ao longo deste mês, Trump fez uma série de críticas, via Twitter, às montadoras que tinham planos de investir no México e ameaçou taxá-las com altos impostos.