Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Mercado

Amazon mira em mercado de games para bater de frente com Apple e Google

A Amazon.com, companhia conhecida por sua agressividade, está cortejando programadores da indústria de jogos de uma forma mais gentil, ao procurar entrar em uma arena atualmente dominada por Apple e Google.

A varejista online, conhecida por minar rivais e pressionar fornecedores, espera que agradar desenvolvedores de games ajude a empresa a construir uma plataforma de aplicativos mais vibrante para sua nova Fire TV, e a ganhar espaço em uma área de competição severa.

A Amazon no ano passado contatou o desenvolvedor londrino Ashraf Hegab. Diferentemente do estilo das lojas de aplicativos de Apple e Google, a companhia prometeu promover o jogo de Hegab de forma ativa caso ele levasse sua plataforma para a empresa, disse o programador.

"Com a Amazon, parece muito mais íntimo e pessoal", disse o fundador da startup Playir. "Com a Apple, você recebe retorno, mas é mais formal. Você sente que está sendo julgado."

Os jogos são a principal fonte de receita e uma das cinco principais atividades de smartphones e tablets, e para atingir esse público, a Amazon precisa competir com Apple e Google por usuários e tempo de desenvolvedores.

Na semana passada, a Amazon ampliou seu foco na indústria de games com a Fire TV, um aparelho de streaming de 99 dólares que cabe na palma da mão e também permite que os usuários joguem na TV, ajudando a empresa a atrair alguns dos milhões de usuários dos videogames da Microsoft (Xbox), Sony (Playstation) e Nintendo (Wii).

Transmissão de vídeo

A Amazon.com afirmou nesta terça-feira (08) que o número de transmissões do serviço Instant Video quase triplicou sobre um ano antes, diante da estratégia da varejista online de ampliar presença na sala de estar de seus usuários.

A companhia não revelou o número de transmissões ou quantas pessoas acessam o Instant Video.

"Investimos centenas de milhões de dólares em programas de TV e filmes para os membros Prime e está funcionando", disse Bill Carr, vice-presidente de vídeo e música digital da Amazon.

A Amazon tem se focado na produção de conteúdo original como a comédia "Alpha House", do criador do seriado "Arquivo X", Chris Carter.

Os usuários "Prime" da Amazon pagam uma taxa anual para terem acesso a serviço de entrega gratuita da empresa e podem utilizar o Instant Video de graça.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros