A Amazon.com lançou uma versão antecipada de sua loja de música digital, considerada como uma potencial rival da iTunes, da Apple.
A loja da Amazon, chamada de "Amazon MP3", permite aos usuários comprar músicas sem tecnologia de proteção contra cópias. Dessa forma, as canções podem ser executadas em vários dispositivos, incluindo o iPod, da Apple.
A maioria das músicas tem preço que varia de 89 a 99 centavos de dólar. Mais da metade do acervo de 2 milhões de canções da Amazon custa 89 centavos, informou a varejista online em comunicado.
Muitas companhias iniciantes têm proposto modelos de negócios para tirar da Apple o domínio sobre o mercado de música digital, que é 70 por cento controlado pela empresa. Muitas tentativas também foram frustradas durante negociações com grande gravadoras.
Há semanas a Amazon tem esperado lançar o concorrente do iTunes depois de assinar acordos com a Universal Music, que pertence à gigante francesa de mídia Vivendi, e com a EMI.
As gravadoras norte-americanas, preocupadas com a pirataria dos sites de compartilhamento de arquivos, estão estudando novos modelos de negócios com o objetivo de aumentar receita com vendas digitais, enquanto o comércio de CDs cai mais acentuadamente que o previsto.
Elas também esperam criar alternativas ao iTunes para aumentar seu poder de negociação contra a Apple quando da renovação de contratos de licenciamento.
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