A Ambev lança hoje, em seis capitais das Regiões Sul e Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre), mais uma cerveja pilsen de cor clara, feita de malte de cevada do segmento premium, de cervejas especiais. Inspirada no universo latino, a Puerto del Sol tem sabor leve e baixo porcentual alcóolico, 4,7%. Apesar de ser um produto anual, a cerveja é uma boa aposta para os meses mais quentes do ano, justamente pela proposta latina e por ser menos encorpada. A Puerto de Sol chega às prateleiras com preço sugerido de R$ 1,79.
O lançamento em outono, foi uma decisão estratégica da empresa. "O nosso aprendizado é que é preciso tempo para consolidar o produto e garantir sua presença na prateleira. Quando chegar o calor o consumidor já vai conhecer a cerveja", diz a gerente de marketing de portfólio da Ambev, Andréa Fernandes. Outro fator é a aproximação da Copa do Mundo.
Os mercados do Sul e Sudeste foram escolhidos pela Ambev para este lançamento por haver grande aceitação dos produtos premium, especiais e conseqüentemente um pouco mais caros. No Brasil, o segmento ainda tem, na visão da Ambev, um grande potencial. Pulou de 2,3% das vendas em cerveja em 2000 para 5,6% em 2005. Na Venezuela já chega a 10%, e nos Estados Unidos a 25%. Ainda não há previsão para a chegada da Puerto del Sol nas demais capitais brasileiras. Apesar de ser um nicho, o mercado de produtos latinos é visto como estratégico mundialmente e com ampla aceitação no Brasil. Na capital paranaense, a Ambev domina o mercado, concentrando 55,1% das vendas. A marca Skol é a grande líder da Ambev, com 28,5% de participação em Curitiba.