"Hoje, 60% das bebidas consumidas no Paraná geram ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços] para outros estados. Com a nova unidade da Ambev por aqui, isso pode começar a mudar."
João Luiz Kovaleski, secretário municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional de Ponta Grossa
Duas fábricas
da Ambev já estão instaladas no Paraná em Curitiba e em Almirante Tamandaré.
Depois de mais de um ano de negociações, está confirmada a assinatura de um protocolo de intenções entre a cervejaria Ambev e o governo estadual para a instalação de mais uma unidade da empresa no Paraná. A informação foi dada pelo secretário de Estado de Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros. Desde o ano passado, a empresa estuda alguns terrenos na cidade de Ponta Grossa (Campos Gerais). A reunião chegou a ser anunciada para a próxima segunda-feira, mas ainda não tem uma data definida. "A assinatura só depende da disponibilidade de agenda do governador Beto Richa", afirma Barros. A assessoria de comunicação da empresa não confirma a informação nem a escolha por Ponta Grossa.
O Paraná já conta com duas unidades da empresa: uma em Curitiba e outra em Almirante Tamandaré. A Gazeta do Povo mostrou, em julho deste ano, que a nova unidade deverá demandar um investimento de aproximadamente R$ 300 milhões, além de gerar 500 empregos diretos e mais 2,5 mil indiretos. A fábrica de cervejas e refrigerantes deverá atender o mercado paranaense, parte do estado de São Paulo e países do Mercosul. Barros não confirma os números e afirmou que maiores detalhes só serão divulgados na assinatura do protocolo.
O secretário municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional de Ponta Grossa, João Luiz Kovaleski, afirma que a prefeitura esteve conversando com uma equipe técnica da empresa. Segundo ele, a Ambev já sinalizou que a cidade atende a algumas exigências, como a qualidade das águas subterrâneas, a rede de gás natural e a facilidade de escoamento da produção. "Ainda não está certo que é Ponta Grossa, mas a cidade reúne todas as condições para a vinda dessa unidade. Hoje, 60% das bebidas consumidas no Paraná geram ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços] para outros estados. Com a nova unidade da Ambev por aqui, isso pode começar a mudar", comenta. A empresa é responsável, entre outras, pelas marcas de cerveja Antarctica, Brahma e Skol, além dos refrigerantes Pepsi e Guaraná Antarctica.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião