A AMD, que fez na semana passada seu maior lançamento de processadores em anos, anunciou na noite de segunda-feira que venderá um chip de três núcleos a partir de 2008.
O anúncio da AMD, que até meados do ano passado estava atrás da rival de maior porte Intel, pode ajudar a companhia a ganhar uma parcela maior de mercado de computadores pessoais, informou a empresa em comunicado.
A AMD e a Intel atualmente vendem processadores com núcleos simples, duplos e quádruplos. Com o chip Phenom, com três centros de processamento, a AMD espera acelerar a adoção de chips com múltiplos núcleos, uma vez que as vendas de PCs com processadores quádruplos têm sido lentas.
No segundo trimestre de 2007, menos de 2 por cento dos PCs vendidos eram equipados com processadores de quatro núcleos, de acordo com a consultoria Mercury Research.
Ao regular a velocidade em que o processador opera, a AMD pode criar um chip com três núcleos que teria uma performance superior que a de processadores quádruplos, informou o analista da Insight 64, Nathan Brookwood.
"Se eles podem ter três núcleos com performance mais elevada que um chip quad-core, isso seria muito vantajoso", disse o analista. Mas a AMD teria que tratar do produto com cuidado ao vendê-lo a usuários finais, afirmou Brookwood.
"Existe o potencial para confusão", disse ele referindo-se às atuais ofertas de chips com um, dois e quatro núcleos.
A AMD lançou na semana passada o processador Opteron de quatro núcleos apelidado de Barcelona. A empresa anunciou o produto com seis meses de atraso em relação à concorrência.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Claudia Leitte e o nome de Jesus: um caso de perseguição religiosa
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast