São Paulo Apenas dois meses após anunciar parceria com o Submarino, a Lojas Americanas fecha um novo negócio: por R$ 186,2 milhões, comprou as 127 lojas próprias da BWU Comércio e Entretenimento S.A., empresa franqueadora da rede de locadoras de vídeo Blockbuster até então controlada pela família Moreira Salles, do Unibanco. A rede ainda poderá usar a marca Blockbuster por 20 anos.
Os pontos adquiridos serão transformados em Americanas Express, bandeira da rede para lojas menores, e a idéia inicial é incorporar o logo da rede brasileira ao ponto, com a manutenção da palavra "Blockbuster" no layout, em azul, e o "Americanas Express", em vermelho.
Haverá uma ampliação no volume e tipos de itens vendidos na locadora. Será mantida a comercialização de DVDs nas unidades, mas a intenção da rede não está apenas em explorar o negócio de DVDs no país. A operação foi interessante para a Americanas por causa dos pontos-de-venda bem localizados em regiões onde há forte presença das classes A e B, que não são atingidas pela maioria das lojas da rede brasileira.
O valor da transação será pago em 24 de maio e equivale a R$ 1,464 milhão por unidade comprada o equivalente a uma loja tradicional da Americanas, porém com uma área de vendas maior, calcula Marcio Kawassaki, analista do setor pela Fator Corretora. Se a empresa fosse construir uma Americanas Express com o mesmo tamanho médio de uma Blockbuster, gastaria R$ 500 mil. "O ágio pago ocorreu por conta da boa localização dos pontos", disse Kawassaki. O mercado considerou a operação positiva. Os papéis PN da Americanas subiram 2,44%.
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