
A combinação de Copa do Mundo, Dia dos Namorados e festas juninas promete um mês de junho com muitos números para comemorar no varejo. Os primeiros balanços de vendas referentes à comemoração do dia 12 de junho começaram a ser divulgados ontem e mostram um aumento de cerca de 11% na faturamento em relação ao ano passado superando a expectativa dos lojistas. E a aposta é de que o ânimo do torcedor mantenha as lojas lotadas enquanto durar o Mundial.Segundo o levantamento da Serasa Experian, empresa de análise de crédito, as vendas do varejo cresceram 10,9% na semana passada em comparação com o mesmo período de 2009. O levantamento da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) leva em conta os 12 primeiros dias do mês e revela um incremento de 7,23%. Vale lembrar que, além dos reflexos da crise econômica global, junho do ano passado também contabilizou o forte impacto negativo provocado pelo temor da gripe A, que afastou o consumidor das lojas. Segundo a Serasa, a onda de frio também estimulou os brasileiros a comprarem mais, e ajudou o setor a superar a expectativa inicial de aumento de 4,2% nas vendas.
Para este mês de junho, a Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio) espera um aumento entre 10% e 12% nas vendas, na comparação com o mesmo mês do ano passado. A avaliação do departamento econômico da entidade é que, além da combinação das datas, há mais emprego e mais poder aquisitivo entre a população.
Entre os shoppings da capital que já têm seu balanço de Dia dos Namorados, os resultados são ainda mais positivos. A gerente de marketing do Palladium, Maria Aparecida de Oliveira, diz que houve um aumento de 40% nas vendas. "O mercado está superaquecido", relata. No shopping São José, na região metropolitana, o incremento foi de 49% nas vendas.
A gerente de marketing do Mueller, Katia Zucolotto, ainda não tem os dados de vendas fechados, mas revela que a Copa do Mundo provocou um salto no tíquete médio dos presentes dos namorados o gasto médio entre aqueles que participaram da promoção do shopping (sorteio de uma Harley Davidson) foi de quase R$ 740. "Muita gente aproveitou para comprar televisores, por exemplo", diz a gerente. "Junho é tradicionalmente muito bom. Mas a Copa está trazendo um reforço."
São João
Nos supermercados, a expectativa é de carrinhos lotados de bebidas e artigos para festa junina. O grupo Pão de Açúcar espera aumentar em até 35% as vendas de itens como milho, batata doce, pinhão, pipoca e derivados de amendoim (pé de moleque e paçoca). Para cachaça e vinho, a expectativa é de alta de 30%. Em tempo: em outros corredores, a Copa também já trouxe bons resultados para a rede varejista entre os dias 1º e 10 de junho houve incremento de 110% nas vendas de televisores.
Desafiados, governadores da oposição refutam culpa pela inflação e antecipam debate de 2026
Trump muda jogo político da Europa e obriga países a elevarem gastos com defesa
Preço dos alimentos não cai com ameaças, mas com responsabilidade
A inflação do grotesco: três porquinhos são deixados para morrer em exposição
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião