O conselho de administração do Santander elegeu por unanimidade Ana Patricia Botín como nova presidente do banco, após a morte de seu pai, Emilio Botín. A informação está em comunicado enviado para a Comissão Nacional de Mercado de Valores espanhol."Ela é a pessoa mais idônea, dadas suas qualidades pessoais e profissionais, sua experiência, sua trajetória no grupo e seu unânime reconhecimento nacional e internacional", diz a nota.
No comunicado, Ana Botín, que liderava os negócios do Santander no Reino Unido, agradeceu a confiança do conselho de administração em "um momento tão difícil" para a família.
"Assumo com total compromisso minhas novas responsabilidades. Durante anos, trabalhei no grupo Santander em diferentes países e pude comprovar a enorme qualidade e dedicação de todas nossas equipes", disse.
Trajetória
Ana Patricia Botín foi nomeada conselheira do banco pela primeira vez em fevereiro de 1989. Desde 1992, ela é diretora geral da instituição e atualmente era conselheira delegada da filial do Santander no Reino Unido.
Entre 2002 e 2010, a filha de Emilio Botín foi presidente executiva do Banesto, banco espanhol comprado pelo Santander em 1994, antes de ir para a Inglaterra. Além disso, Ana Botín também é conselheira da Coca-Cola.
O Santander do Reino Unido afirmou que seu conselho se reunirá na próxima semana para escolher um novo presidente-executivo.
O banco informou que Nathan Bostock, vice-presidente do Santander no Reino Unido, que entrou para a instituição no mês passado, será responsável por supervisionar as operações e a estratégia na fase de transição.
Bostock é considerado o favorito para suceder Ana Botín.