Comprar dólar agora ou esperar? Usar dinheiro vivo ou cartão? Quem planeja viajar para o exterior em 2015 deve contar com uma preocupação extra: a oscilação do dólar. A insegurança dos turistas tem fundamento: nem mesmo economistas têm respostas certeiras.
"A melhor opção é comprar agora", afirma o economista e presidente da NGO Corretora, Sidnei Nehme. "O dólar deve fechar o ano em R$ 2,60, mas com uma tendência de elevação", diz.
O economista da Guide Investimentos Ignacio Rey compartilha a expectativa de alta. Mesmo quem tem viagem planejada só para as férias de julho "deve comprar o quanto antes", diz.
Outros especialistas recomendam comprar a moeda periodicamente. "Dessa forma, você não pega nem a melhor nem a pior taxa, mas garante uma média", diz Fernando Bergallo, gerente da TOV Corretora.
Ficar atento a quedas do dólar é a recomendação do gerente sênior da mesa de câmbio da Western Union, Fabiano Rufato, que também recomenda comprar a moeda pouco a pouco.
No entanto, Bergallo faz uma ressalva: a hora certa para a compara deve ser definida pela situação financeira do comprador. "Para comprar dólares, você precisa ter reais em mãos. Se precisar ter um custo, como vender um carro ou resgatar dinheiro da Bolsa, talvez não valha a pena."
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast