Brasília e São Paulo - A divulgação dos números do PIB de 2008, na semana passada, fez a maioria dos analistas do mercado financeiro revisar suas projeções para a economia brasileira em 2009. Segundo levantamento feito pelo Banco Central na sexta passada com cem analistas do setor privado para o boletim Focus, a expectativa é que o país cresça 0,59% neste ano. Uma semana antes, a projeção média estava em 1,2%.

CARREGANDO :)

Entre os mais pessimistas está o banco Morgan Stanley, que prevê uma retração de 4,5% para a economia brasileira em 2009. Se as previsões se confirmarem, será a maior queda no PIB (Produto Interno Bruto) desde 1961.

A consulta foi feita pelo BC três dias depois que o IBGE divulgou que o PIB brasileiro encolheu 3,6% no quarto trimestre de 2008, quando comparado com o trimestre anterior. Agora, a expectativa é que o fraco desempenho do final de 2008 contamine com mais força o resultado de 2009.

Publicidade

Diante desse cenário, crescem as apostas em uma queda maior nos juros. Na semana passada, o BC reduziu a taxa Selic em 1,5 ponto porcentual, para 11,25% ao ano. Segundo a pesquisa, a Selic deve ser reduzida em um ponto em abril e em mais 0,5 ponto em junho.