A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) admitiu que as ligações de celular poderão apresentar falhas no domingo, quando as operadoras terão que acrescentar o dígito 9 antes do número de celulares com DDD 11.
O gerente de interconexão da agência, Adeílson Nascimento, disse que haverá instabilidade nas conexões móveis na região metropolitana de São Paulo. Ele disse que a troca de equipamentos das operadoras, no primeiro dia de mudança, poderá trazer problemas "momentâneos", como impossibilidade de fazer e receber chamadas.
Segundo Nascimento, porém, a instabilidade pode durar "de dois a três minutos", tempo necessário para a troca dos equipamentos nos sistemas das operadoras e posterior reconhecimento dos novos números pelo novo aparelho.A recomendação da agência, nestes casos, é que o usuário ligue e desligue o aparelho celular --o que deve reestabelecer a normalidade do sistema.
Segundo a Anatel, o Rio de Janeiro também pode ter um nono dígito até 2015. "Mas pode ser até antes", disse Nascimento.A agência informou que pode implantar o nono dígito em outras cidades do país para padronizar a numeração, independentemente da necessidade.
SMS aos clientes
A TIM já enviou mensagens aos celulares de seus clientes para avisar sobre a possível instabilidade de serviços no domingo e diz que "está trabalhando para que esta mudança ocorra sem impacto para o cliente".
As demais operadoras não confirmam que haverá falhas para os clientes. A Claro disse que trabalha para que "esta mudança tenha o menor impacto possível para seus clientes".
A Oi informou que mobilizou uma equipe para "garantir o bom funcionamento dos serviços e o melhor atendimento durante a transição do sistema".
A Telefônica Vivo falou que tomou "as providências técnicas para a adoção do nono dígito sem que haja instabilidade ou qualquer outro problema para os usuários".
Mudança automática
Segundo a Anatel, os clientes não vão precisar fazer nenhuma alteração na configuração do seu aparelho, já que as mudanças serão feitas na rede e atualizadas automaticamente no celular.A inclusão do dígito 9 à frente dos atuais números ocorre por medida da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), necessária para ampliar as possibilidades de numeração nos municípios com DDD 11.
- Acréscimo de um dígito vai dobrar capacidade de números de celulares em São Paulo
- TIM vai fazer ajustes na política comercial para atender demanda
- Anatel terá sistema on-line de acompanhamento do serviço das operadoras
- Operadoras farão acordo para voltar a vender celulares no RS
- Consumidor vai demorar para sentir mudança na telefonia, diz Bernardo
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast