Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Telefonia

Anatel aprova fusão de empresas do grupo Telefônica/Vivo

A Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel) aprovou nesta quinta-feira (23) fusão que envolve dez empresas da Telefônica, entre elas a Vivo. A agência condicionou a fusão a redução do valor cobrado pela assinatura básica de seus clientes de telefonia fixa em São Paulo. O conselheiro Marcelo Bechara afirmou que a redução, segundo cálculos da própria empresa, deve ser de 16% a 25%. O valor depende dos ganhos que a empresa terá com a fusão. Segundo Bechara, essa redução deve ocorrer nos próximos cinco meses.

A revisão tarifária é imposta pela Anatel porque com a fusão a empresa terá ganhos econômicos, uma vez que o grupo deixa de pagar imposto entre operações de empresas do mesmo grupo. Este é o primeiro processo de fusão envolvendo uma grande concessionária aprovado pela Anatel desde a alteração na LGT (Lei Geral de Telecomunicações) em 2011. Até então, as empresas de telefonia eram proibidas de prestar diversos serviços por uma única pessoa jurídica.

O processo de fusão não deve ser analisado pelo Cade, no entendimento da Anatel, porque não envolve criação de uma nova empresa. Com a decisão da Anatel, o grupo terá dois CNPJs: a Telefônica (que será responsável pelos serviços de telecomunicações) e a TDAT (que ficará a cargo dos outros serviços do grupo).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.