A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou nesta terça-feira um chamamento público para as empresas interessadas em prestar o serviço de telefonia fixa sem fio em 157 municípios do país. O texto publicado no Diário Oficial da União destina radiofreqüências inclusive para capitais de vários estados, entre eles o Rio de Janeiro, Maceió, Salvador, Fortaleza, Vitória, João Pessoa, Recife, Teresina e Natal.
Segundo a assessoria da agência, o chamamento atende a uma solicitação das empresas, que têm prazo até o próximo dia 24 para informar à Anatel quais são as áreas de seu interesse. O preço da licença ainda não foi estabelecido pela Anatel e dependerá da população de cada cidade e do prazo. A Anatel poderá ou não realizar licitação para as áreas dependendo do número de interessados no chamamento público. Quando houver somente um candidato, ela poderá decretar a inexibilidade da licitação. Depois do ato de autorização da agência, as empresas terão seis meses para instalar os equipamentos e começar a funcionar.
Normalmente, a tecnologia utilizada para este tipo de serviço é a Wireless Local Loop (WLL), mais barata do que a usada na telefonia fixa comutada. Isso é muito importante para uma empresa que queira concorrer com outra já estabelecida no mercado.
No Rio, além da capital, outros 12 municípios foram selecionados pela Anatel: Belford Roxo, Campos, Duque de Caxias, Magé, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Queimados, São Gonçalo, São João do Meriti e Volta Redonda.