Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Problemas

Anatel promete ampliar fiscalização sobre banda larga fixa e móvel

O presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), João Rezende, informou nesta terça-feira (7) que a agência irá medir atentamente, a partir de novembro deste ano, a qualidade da banda larga, fixa e móvel, no país.

Segundo Rezende, serão instalados 12 mil equipamentos para aferir, por exemplo, a velocidade e a estabilidade do serviço prestado.

"Vamos fazer esse acompanhamento para detectar quais são os problemas na internet, principalmente nesses pacotes que são vendidos ao consumidor", disse sem dar mais detalhes sobre a medida.

Telefonia móvel

O presidente da agência participa de uma audiência na Câmara dos Deputados para esclarecer a medida da agência que suspendeu por 11 dias as vendas de três das maiores operadoras de telefonia móvel no país - TIM, Claro e Oi.

De acordo com Rezende, a decisão foi tomada porque a aplicação de multa "seria um processo lento dentro da agência". Ele defendeu que a situação da telefonia móvel precisava de uma "medida rápida e a agência tinha de dar uma resposta ao usuário, que também estava preocupado com serviço".

Ele defendeu, mais uma vez, que a Anatel irá fazer um "pente fino" no acompanhamento da qualidade das operadoras e que não descarta novas suspensões.

João Rezende ainda acompanha discussão dos parlamentares sobre a qualidade dos serviços prestados aos usuários da empresa Nextel. Representante da empresa confessou que o primeiro trimestre foi desafiado para a companhia, que começou a implantação de internet na rede 3G, que motivou ajustes em todos os sistemas da empresa.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.