Com o objetivo de aprimorar os serviços e o planejamento da expansão dos serviços de telefonia celular e reduzir os índices de interrupções e reclamações quanto qualidade do serviço, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai formar grupos de trabalho para estabelecer ações preventivas que evitem o agravamento dos problemas.
Após reunião com os presidentes das prestadoras de telefonia celular, realizada nesta sexta-feira (17), foi decidido também que a Superintendência de Serviços Privados da Anatel vai identificar os problemas de cada empresa para encontrar uma solução planejada para o Sistema de Telecomunicações Brasileiro.
Atualmente, o Brasil tem mais de 152 milhões de celulares, dos quais 81,59% são pré-pagos e 18,41% são pós-pagos. O Sistema de Coleta de Informações da Anatel totalizou, em março de 2009, 1 352 interrupções, número 35% maior que em janeiro de 2007. Além disso, foram verificadas mais de 1,7 mil falhas e defeitos com tempo de recuperação superior a 48 horas entre 2007 e 2008.