O Ministério das Comunicações transferiu a responsabilidade da análise de todos os procedimentos técnicos do setor de radiodifusão para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que passará a ser responsável pelas concessões e fiscalizações do setor.
O convênio que regulamenta a mudança foi assinado nesta quarta-feira (20) pelo ministro Paulo Bernardo e pelo presidente da agência reguladora, João Rezende, durante o 26º Congresso Brasileiro de Radiodifusão. A medida deve desafogar o ministério, que tem de 8.000 a 10 mil processos em análise.
Decreto
De acordo com o ministro Paulo Bernardo, o Ministério das Comunicações e a Anatel devem encaminhar, nos próximos meses, para consulta pública uma proposta de decreto para modernizar o atual Regulamento de Serviços de Radiodifusão.
O novo documento também pretende agilizar os trâmites burocráticos, simplificando, por exemplo, processos de outorga, acompanhamento, fiscalização e sanções.O documento também deve alterar o formato da tramitação, reduzindo o uso de papel e transferindo as etapas para o meio eletrônico, reduzindo o tempo de tramitação.
Segundo Bernado, os procedimentos de outorga e pós-outorga, que chegam a levar mais de um ano para receberem aprovação, seriam concluídos em até três meses.
Rádio digital
Durante o evento, o ministro também falou sobre o plano de transição da TV analógica para TV digital.Segundo ele, até o fim do ano o ministério vai definir o padrão de rádio digital para o país, sem se pautar apenas pelas características técnicas.A discussão sobre o assunto deve ser aprofundada por um grupo de trabalho que será formado por técnicos do governo e empresas do setor.
- Paulo Bernardo admite adiar prazo para desligar sinal de TV analógica
- Tarifas dos Correios têm reajuste médio de 7,5%
- Volume de comerciais de televisão e rádio será regulamentado pelo governo
- Governo e Anatel não devem alterar edital de leilão 4G
- Fibra óptica tem renúncia de R$ 3,8 bi com desoneração
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast