O Google anunciou nesta quinta-feira (28) o Android M, nova versão de seu sistema para celulares e tablets. O programa, que está disponível para desenvolvedores cadastrados em versão de testes, terá mudanças no assistente Now, o concorrente do Siri, da Apple.
A ferramenta será integrada a todo aplicativo do sistema e lerá todo o conteúdo do aparelho, inclusive mensagens, a fim de “auxiliar” o usuário. O Now On Tap, como a empresa intitulou a função, poderá ser usado por voz ou texto durante o uso de qualquer aplicativo, em vez de só na tela inicial ou em seu app dedicado.
Em um exemplo dado durante o anúncio, que está sendo realizado nesta quinta (28) em São Francisco na conferência Google I/O, a executiva responsável pelo Now, Aparna Chennapragada, mostrou uma mensagem recebida de seu marido por meio app Viber.
O texto mencionava o nome de um restaurante e o pedido, por ele, de buscar roupas na lavanderia. Segurando o botão principal do telefone, o Now trouxe opções de ver endereço, telefone, site e reservas via app para o estabelecimento em questão, além de oferecer a criação de uma notificação para a tarefa (“lembrar de buscar roupas”).
Entre as principais novidades, estão um sistema de leitura de impressões digitais – que demanda um sensor específico, então deve aparecer nos aparelhos futuros – e o Android Pay, sistema de pagamentos móveis semelhante ao Apple Pay que será disponibilizado nos EUA.
Outro anúncio diz respeito ao suporte ao novo padrão de cabos USB, o chamado tipo C. Com essa nova porta, usada pelos últimos laptops da Apple, que foi criticada por suas falhas de segurança, smartphones podem ser usados como baterias, já que a eletricidade pode correr para os dois lados.
O USB tipo C suporta taxa de dados e corrente elétrica maiores, o que diminuiria tempos de carregamento e de envio de arquivos via cabo.
O evento é realizado entre esta quinta (28) e esta sexta (29) no centro de eventos Moscone, no centro da cidade californiana, e deve ter outros lançamentos relacionados ao software da empresa.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast