A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou a formação da Sociedade de Propósito Específico (SPE) formada para construir e operar a hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. O grupo é formado por 18 empresas, tendo como principal participantes Eletronorte, Eletrobras e Chesf, com 49,98% da SPE.
Com isso, as empresas já podem seguir para a próxima fase do processo de licitação, que é o depósito da Garantia de Fiel Cumprimento, de 5,5% do custo de construção da usina, orçada em R$ 19,6 bilhões.
Esses recursos são a garantia do governo de que os empreendedores estão habilitados a assumir as responsabilidades do contrato de concessão.
Outubro de 2015
O presidente do consórcio Norte Energia e diretor de Engenharia e Construção da Chesf, José Ailton de Lima, afirmou nesta sexta-feira que o grupo se comprometeu com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a iniciar a geração de energia na hidrelétrica de Belo Monte em outubro de 2015 para a primeira máquina, como estava previsto no edital.
"Estão garantidas as condições do edital, não tem nenhuma previsão de antecipação", afirmou em teleconferência com jornalistas. O canteiro de obras de Belo Monte deve ser instalado em setembro deste ano, segundo o executivo. A expectativa é obter a licença para instalação do canteiro até o final de agosto..