A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou hoje a aplicação de reajustes nas contas de energia da Celesc Distribuição, de Santa Catarina, e da Centrais Elétricas do Pará (Celpa). O reajuste médio nas tarifas da Celesc será de 9,85%. Para os consumidores que recebem energia em baixa tensão, como as residências, o aumento médio autorizado foi de 8,94%.
Já os clientes de alta tensão da Celesc, principalmente as indústrias, terão reajuste médio de 10,89%. As novas tarifas entrarão em vigor no próximo sábado, dia 7. A Celesc fornece energia a 92% do Estado de Santa Catarina. A companhia atende um total de 2,3 milhões de unidades de consumo, em 260 municípios catarinenses, incluindo a capital, Florianópolis.
No caso da Celpa, a Aneel autorizou a aplicação de um reajuste médio de 10,8%. A empresa abastece 1,7 milhão de unidades de consumo, em 143 municípios paraenses. Para os clientes que recebem energia em baixa tensão, como as residências, o aumento médio autorizado é de 10,94%. Os de alta tensão (indústrias) terão reajuste médio de 10,47%. As novas tarifas também começarão a valer no próximo sábado.