Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
energia

Aneel estende audiência pública sobre tarifas de distribuição

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estendeu o prazo para que interessados em contribuir com a audiência pública sobre o terceiro ciclo de revisão tarifária de distribuidoras de energia enviem suas propostas.

Segundo a agência reguladora, o prazo foi ampliado em 1 mês, passando de 10 de dezembro próximo para 10 de janeiro de 2011. A sessão ao vivo, que seria em 1.º de dezembro na sede da Aneel em Brasília, acontecerá em 16 de dezembro.

A atual proposta da agência é de que o novo índice máximo para retorno regulatório sobre o capital das distribuidoras de energia seja de 7,15 por cento. O chamado WACC regulatório foi de 9,95 por cento no segundo ciclo de revisão tarifária e de 11 por cento no primeiro. A nova proposta valeria para o terceiro ciclo de revisão tarifária, entre 2011 e 2014.

Quando a nova proposta da Aneel foi divulgada, em 8 de setembro, as ações das distribuidoras de energia negociadas no Ibovespa responderam negativamente à notícia. Para analistas de mercado, a redução do WACC regulatório implicaria em perda imediata de valor para todas as empresas do segmento.

"Mesmo que a audiência pública aumente o WACC para o terceiro ciclo, um velho paradigma volta e assombra os investidores: no final do dia, as distribuidoras valem o que os reguladores acham que elas deveriam valer", observou o BTG Pactual na ocasião.

A diretoria da Aneel também aprovou nesta terça-feira a mudança do prazo de envio de contribuições para a audiência pública sobre a obtenção de subsídios e informações sobre a elaboração da Resolução Normativa que trata da implantação de medidores eletrônicos em consumidores residenciais e comerciais em baixa tensão. Agora, as contribuições poderão ser enviadas até 28 de janeiro de 2011, com sessão ao vivo na Aneel em 26 de janeiro do ano que vem.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.