A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) oficializou, em despacho publicado no Diário Oficial da União nesta terça-feira (3) a bandeira verde nas tarifas de energia em janeiro. Isso significa que não haverá cobrança adicional na conta de luz neste mês, o que havia sido anunciado pela agência no fim de dezembro.
Entre abril e outubro de 2016 vigorou a bandeira verde. Em novembro, a piora nas condições hidrológicas levou ao acionamento da bandeira amarela, que acrescenta R$ 1,50 nas contas para cada 100 kWh consumidos. Isso ocorre porque, quando os reservatórios de água das hidrelétricas atingem determinado nível, é preciso acionar as usina termelétricas por segurança. Em dezembro, foi retomada a bandeira verde.
Usina de Santo Antônio
A Aneel autorizou a entrada em operação de seis unidades geradoras da Hidrelétrica de Santo Antônio, no Rio Madeira (RO). De acordo com despacho publicado nesta segunda-feira, no Diário Oficial da União, cada unidade gera 69.590 kW, totalizando 417.540 kW de capacidade instalada.
O início da operação comercial está liberado a partir desta terça-feira, quando a energia produzida pelas unidades geradoras deverá estar disponível ao sistema.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião