A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) identificou "porte inadequado" da vegetação que cercava as linhas de transmissão no Piauí.
A ligação entre Ribeiro Gonçalves e São João do Piauí foi a que apresentou falha, na semana passada, e deixou às escuras todos os estados da região Nordeste durante praticamente toda a tarde.
A causa apontada para o problema é um incêndio nas proximidades das linhas de transmissão, que teria feito o sistema se desconectar do restante do país.
A agência reguladora fez uma inspeção na área afetada de dois dias -acompanhada por técnicos do Ministério de Minas e Energia e do ONS (Operador Nacional do Sistema)- para confirmar as causas do problema.Segundo nota emitida pela Aneel, ficou caracterizada "falta de limpeza dessas faixas".
"Em virtude das evidências de que a queimada da vegetação causou os desligamentos, a agência instruirá os consequentes processos administrativos para a determinação das responsabilidades e punições previstas na regulamentação setorial", diz o texto.
Enquanto Milei dá exemplo de recuperação na Argentina, Lula mergulha Brasil em crises
Dois anos que exigirão uma longa reconstrução
Quem é Evelyn Matthei, candidata de direita que pode se tornar a nova presidente do Chile
Crime organizado: 23 milhões de pessoas estão em áreas dominadas por 72 facções e milícias
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast