A indústria automobilística brasileira vendeu, em média, "muito acima" das 13 mil unidades por dia na primeira quinzena de novembro, informou nesta segunda-feira (17), o presidente da Associação Nacional de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, sem dar mais detalhes. Ele afirmou ainda que a legislação que facilita a retomada dos veículos com atraso no pagamento dos financiamentos, que entrou em vigor na última sexta-feira, pode ter efeito nas vendas ainda neste ano.
"Tem uma avaliação de que dá para ter efeito ainda esse ano, por isso não mudo as previsões para 2014", afirmou em entrevista à imprensa, após participar de fórum promovido pela revista Quatro Rodas. De acordo com ele, a Anfavea projeta até agora queda entre 5% e 6% nos licenciamentos neste ano em relação a 2013, "com viés de baixa".
No acumulado de janeiro a outubro, a venda de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus já acumula baixa de 8,9% sobre igual período do ano passado.
Inovar Auto
Moan disse avaliar como "normal" o questionamento da União Europeia na Organização Mundial do Comércio (OMC) em relação ao programa Inovar Auto. Ele afirmou, contudo, ter a "convicção" de que o programa será aprovado na entidade internacional, pois as regras estão de acordo com o que estabelece a instituição.
"(O questionamento) é normal, é direito deles. Mas tenho a mesma convicção do governo brasileiro de que o resultado final vai ser a aprovação do programa." Ele destacou que o Inovar Auto tem, entre outros, objetivos de apoiar o desenvolvimento tecnológico, inovação, proteção ao meio ambiente e eficiência energética, que estão de acordo com as regras da OMC.
A União Europeia entrou com pedido de abertura de um processo questionando o programa no último dia 31 de outubro, após ter feito consultas ao Brasil. Não satisfeita com as explicações brasileiras, o bloco optou por abrir um painel de controvérsias. A avaliação do governo brasileiro é de que isso só deve acontecer efetivamente em 2015, já que deve ser feita uma reunião para tratar do tema antes da abertura oficial do painel.
Falta de vacinas expõe incompetência dupla de Nísia Trindade em 2024
Lira expõe papel do governo Lula na liberação de emendas ao confrontar Dino
Marco Civil da Internet no STF: a expectativa da retomada do julgamento em 2025; ouça o podcast
Investigados pelo CNJ, juízes que participaram de jantar com Luciano Hang se declaram suspeitos
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast