A Eletrobras informou nesta quinta-feira que a usina de Angra 1 retornou ao Sistema Interligado Nacional (SIN) na última quarta-feira, às 18 horas. A unidade está operando a 83% (510 megawatts) de sua capacidade, em processo de elevação de carga para 100% no reator, de acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS). Segundo a Eletrobras, a usina havia sido retirada manualmente do SIN na terça-feira, às 21h49min.
Após análise detalhada pelos técnicos, verificou-se que o desligamento foi provocado por oscilação de tensão nas linhas de transmissão externas à Central Nuclear, que se estendeu ao sistema elétrico interno de Angra 1. Essa oscilação acionou um cartão de controle lógico - um sequenciador que inicia operações de proteção -, o que levou o operador da sala de controle da unidade a, preventivamente, retirar Angra 1 do sistema elétrico.
Em nota, a Eletrobras afirma que os sistemas de controle e proteção foram verificados, o cartão de controle lógico acionado foi substituído, e a usina voltou à operação normal.