Depois de registrar em 2012 o sexto recorde seguido em vendas, o ano começa com reajuste nos preços dos carros novos. Além do repasse do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) – cuja alíquota passa a subir gradualmente –, algumas marcas vão reajustar as tabelas com a justificativa de "realinhamento", ou seja, recomposição de custos.

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Como a maioria das concessionárias tem estoques de carros faturados no ano passado, o consumidor ainda vai encontrar modelos com preços sem reajuste ao longo das próximas semanas. Revendas das quatro maiores fabricantes (Fiat, Volkswagen, GM e Ford) consultados ontem informaram que seus estoques variam de 10 a 30 dias.

Imposto maior

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Mas os automóveis que forem faturados a partir desta semana vêm com IPI maior. Carros 1.0, que estavam com alíquota zero, passam a recolher 2%. Aqueles com motor entre 1.1 e 2.0 flex pagam 7% (ante 5,5% até dezembro) e as versões a gasolina recolhem 8% (ante 6,5%).

Segundo concessionários, além do IPI, a Volkswagen informou que deve reajustar sua tabela em até 2%. Concessionários Fiat também esperam aumento neste mês, mas ainda não têm índices definidos. Os importados Freemont (utilitário-esportivo) e 500 (compacto premium) tiveram os preços reajustados em 1% no fim de dezembro.

Lojistas da General Motors e da Ford aguardam comunicado das montadoras para os próximos dias. No ano passado, o reajuste médio dos preços dos carros zero quilômetro ficou abaixo da inflação.