A 11ª rodada de licitação de novos blocos exploratórios de petróleo e gás natural da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), pode acontecer neste ano ou no início do ano que vem, segundo informou nesta terça-feira o diretor da ANP Helder Queiroz. Ele ressaltou a importância da rodada para o setor no Brasil, e comentou que, mais importante do que prazos sobre a rodada, é a confirmação de sua realização.
"Se não for agora, vai ser no início do ano que vem. Não faz diferença. O Brasil hoje é a área de exploração petrolífera mais interessante que se tem no mundo. Se vai ser agora em dezembro, ou um pouco mais à frente, não vai se retirar essa atratividade que o Brasil tem. Agora é uma questão de ajuste", disse.
Os ajustes mencionados por Queiroz devem-se ao fato de outras licitações ocorrerem em outros locais no mundo. Na prática, o Brasil deveria ajustar a data para o melhor momento possível, na medida das datas de realização destas outras rodadas.
Durante Fórum de Política Energética hoje, no Rio de Janeiro, Queiroz também afirmou que as conversações sobre royalties entre os Estados de Rio de Janeiro e Espírito Santo esta semana não afetam a rodada. Ele lembrou que a 11.ª rodada não inclui áreas do pré-sal. "Mas é claro que o governo tem que levar em conta uma série de variáveis macroeconômicas e também políticas, pode ter algum acerto nesse sentido. Mas a rodada em si não vai ser afetada. A gente está bem otimista. O timing não afeta a atratividade que as áreas novas no Brasil têm", disse.
Oposição vê “farol de esperança” em ação contra Moraes nos Estados Unidos
Moraes multa X em R$ 8 milhões e desativada conta na rede; acompanhe o Sem Rodeios
Marco Aurélio Mello diz que Bolsonaro deveria ser julgado na 1ª instância e não no STF
Monte Castelo, 80 anos: cinco razões para celebrar a participação do Brasil na Segunda Guerra
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast