Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Planos de Saúde

ANS define critérios de reajustes dos contratos entre operadoras e prestadores

Os critérios de reajuste dos contratos entre as operadoras de planos de saúde e os prestadores de serviços médico-hospitalares e laboratoriais foram definidos nesta sexta-feira (18) pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O objetivo, segundo a agência, é dar mais clareza aos contratos e detalhar como serão feitos os reajustes.

A Instrução Normativa 49 estabelece quatro critérios para que as partes possam escolher um deles, que deverá constar do contrato, servindo de parâmetro para o reajuste. De acordo com a norma, os contratos poderão ter um índice vigente e de conhecimento público; um percentual prefixado; variação pecuniária positiva (valor nominal em moeda corrente) ou alguma fórmula de cálculo acordada entre contratante e contratado.

A instrução também veda qualquer tipo de reajuste condicionado à sinistralidade da operadora. A norma estabelece um prazo de 180 dias para que os contratos vigentes que não estejam de acordo com essas regras possam ser adequados às novas cláusulas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.