Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) aprovou na semana passada a construção do Terminal de Contêineres de Pontal do Paraná. A expectativa é de que, assim que finalizada a obra, o novo terminal dobre a movimentação de contêineres nos portos paranaenses. A resolução com a autorização deve ser publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias, após a liberação da Casa Civil.
De acordo com o responsável pelo terminal, o empresário João Carlos Ribeiro, o empreendimento vai receber investimentos de US$ 800 milhões (R$ 1,9 bilhão, pela cotação de sexta-feira) e deve começar a operar em um prazo de seis a oito anos, entre aprovação da licença ambiental de instalação e realização da obra.
"Estamos estagnados em capacidade de operação há muitos anos. A autorização de um novo terminal pode impulsionar a economia paranaense", comemora Ribeiro. A estimativa é de que seja possível movimentar 1,4 milhão de unidades nos 650 mil metros quadrados do terminal.
Hoje o estado conta apenas com o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), operando no limite da sua capacidade, com movimentação de 1,5 milhão de TEUs (unidade de medida equivalente a contêineres de 20 pés) por ano.
Cais quilométrico
O cais do novo terminal deve ser um dos maiores do Brasil, com mil metros de extensão alguns metros maior que o Tecon de Santos (SP), que tem 980 metros de cais e é o terminal que mais movimenta contêineres do Brasil, com 2,4 milhões de unidades por ano.
Além de liberar mais espaço em terra para operar os contêineres que chegam e saem do estado, a construção de um novo terminal no litoral se aproveita da boa topografia de Pontal do Paraná para esse tipo de operação. "O terreno é muito plano neste ponto do porto, característica fundamental para um terminal desse tipo", explica o empresário responsável pelo empreendimento. O calado também é ideal para a operação de grandes cargas de contêineres: a profundidade do mar naquele trecho chega a 20 metros.