Esqueça o Windows

Fascínio e estranheza marcam a primeira experiência com o Mac OS X, sistema operacional da Apple. Onde está o botão Iniciar? E a pasta para armazenar arquivos? Não espere encontrar no Mac OS X um Windows. A chave é conhecer o Finder, que executa quase as mesmas funções do Windows Explorer e está sempre num ícone no canto superior direito. Tudo pode ser visto em 3D: o efeito "cover flow", popular no iTunes, é acionado pelo sexto botão na parte superior da janela. Tudo à mão, elegantemente disposto.

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Ao comprar um computador, o encantamento do momento costuma fazer com que não reflitamos sobre as chances de a máquina apresentar problemas e, nesse caso, quais serão os meios para resolvê-los. No passado, obter assistência técnica para equipamentos da Apple no Brasil era complicado, demorado e com freqüência caro. Mas isso está mudando com a maior presença da empresa no país.

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A Apple tem assistência técnica em Curitiba (Omni Informática, no Centro Cívico) e em capitais de outros nove estados. Os usuários também encontram serviços autorizados no Distrito Federal, Juiz de Fora (MG), Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), Blumenau (SC) e Joinville (SC). O site oficial da empresa tem uma ferramenta que ajuda a localizar a assistência técnica mais próxima (no endereço http://alacservice.apple.com/service/br/). Quem mora longe pode contactar a loja pretendida e enviar a máquina pelo correio.

Moradora de São Francisco Xavier, no interior de São Paulo, Liliana Pellegrini teve boas e más experiências. A fonte de alimentação de seu MacBook queimou por causa de um raio. "Tive de enviar a fonte para São Paulo pelo correio. O processo demorou várias semanas. Acabei comprando um MacBook de reserva."

Em agosto, "com menos de um ano de uso", o disco rígido da primeira máquina queimou. No mesmo dia uma atualização travou o segundo notebook. Como tinha uma viagem programada a SP, Liliana foi pessoalmente a uma assistência técnica. "Procurei uma assistência e eles foram ótimos. Conseguiram um HD para a primeira máquina e liberaram a segunda. Em três dias, ambas funcionavam."

Mas o preço do conserto ainda assusta. O cineasta paulista Eduardo Kishimoto, reclama ter gasto, para reparar seu Mac mini, quase o valor de uma mesma máquina usada. "Paguei R$ 200 em uma fonte e R$ 800 na placa lógica."