• Carregando...

A americana Bemis, pro­­prietária da antiga Im­pres­sora Paranaense, pode fechar as portas da unidade de Curitiba a partir de novembro. A informação partiu de funcionários que receberam a notícia na manhã de ontem, mas não foi confirmada pela empresa até o fechamento desta edição.

Segundo um funcionário, que não quis ser identificado, a direção da empresa informou durante uma reunião que a unidade de Curitiba, no bairro Xaxim, próximo à Linha Verde, deve funcionar normalmente até o dia 31 de outubro e depois passará por mudanças. Contudo, a empresa não detalhou se vai passar por uma reestruturação apenas ou se a fábrica será fechada e os funcionários demitidos. As motivações também não foram informadas. Entre 300 e 400 funcionários trabalham na unidade em diferentes turnos, estima o trabalhador que falou com a reportagem da Gazeta do Povo.

Fundada em 1888, a Impressora Paranaense desenvolveu longa experiência na fabricação de cartuchos e rótulos impressos em off-set. Em 1996, a empresa curitibana foi adquirida pela Dixie Toga, fabricante de embalagens flexíveis, descartáveis, rótulos, entre outros. A empresa cresceu e conquistou novos mercado por meio da aquisição de outras grandes do setor de embalagens, se tornando uma das maiores do segmento na América Latina, com mais de seis mil funcionários distribuídos em 18 plantas no Brasil, Argentina e Chile, segundo informações disponíveis no site da empresa.

Em 1998, depois de uma associação com a americana Bemis, líder do segmento de embalagens flexíveis nos Estados Unidos, surgiu a Ipat Bemis, uma unidade de negócio em embalagens flexíveis da Dixie Toga, cuja unidade foi construída em Londrina, no Norte do estado. Em janeiro de 2005, a empresa americana adquiriu o controle acionário da Dixie Toga, que teve a marca mantida. De acordo com informações do próprio site, a Bemis possui aproximadamente 20 mil funcionários e espalhados em fábricas nas Américas, Ásia e Europa.

No Brasil, a americana Bemis está presente no Paraná e em São Paulo. No Paraná, além da unidade de Curitiba, a empresa possui plantas em Pinhais, na região metropolitana da capital, Paranaguá, no Litoral, além de Londrina e Cambé, no Norte do estado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]