A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) vai anunciar na sexta-feira o traçado escolhido para a ferrovia que ligará o terminal ferroviário de Engenheiro Bley, na Lapa, ao Porto de Paranaguá. Sete trajetos foram analisados nos últimos meses, e a agência tende a indicar que o ideal é aproveitar a mesma faixa de domínio da BR-277 ao longo da Serra do Mar.
O trajeto que concilia os melhores preços, viabilidade técnica e menor impacto ambiental tem caráter sugestivo. O caminho definitivo será definido pelo projeto executivo, a ser elaborado pela empresa que vencer a licitação. Segundo estudo preliminar da ANTT, o trecho de cerca de 150 quilômetros deve custar R$ 2,2 bilhões. A previsão é de que a obra dure 60 meses.
Depois do anúncio, a ANTT passa a realizar as audiências públicas e tomadas de subsídios para, em seguida, lançar a licitação do trecho. A ideia é que o mesmo leilão defina a empresa que fará o projeto executivo e a obra.
A vencedora ficará responsável pela construção, manutenção e operação dos Centros de Controle Operacional da ferrovia. O direito de passagem que atualmente é negociado pelas concessionárias no novo modelo será administrado pela Valec, que vai revender a capacidade de utilização para as transportadoras.
Lotes
O restante da ferrovia, que liga a cidade de Maracaju (MS) à Lapa, passando por Cascavel e Guarapuava, já está na fase de tomada de subsídios. Esse trecho que parte do Mato Grosso do Sul e aproveita parte do trajeto da Ferroeste tem custo estimado de R$ 7,1 bilhões para um percurso de 979 quilômetros.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast