Dos dez anúncios premiados no 7º Prêmio de Criação Publicitária da Associação Nacional de Jornais (ANJ) Região Sul, nove foram veiculados na Gazeta do Povo uma hegemonia que indica a credibilidade do veículo junto às agências de publicidade. "Foi uma surpresa porque disputamos com veículos de peso", comenta o gerente geral de publicidade do jornal, Ronie Pires.
No total, 128 anúncios foram inscritos no prêmio, e apenas dez foram contemplados com medalhas. Além da Gazeta do Povo, o jornal Diário Catarinense, do grupo RBS, também figura na lista de veículos em que os anúncios vencedores foram publicados.
Para o gerente de marketing de jornais da Rede Paranaense de Comunicação (RPC), Axeu Beluca, a premiação mostra a importância que a Gazeta do Povo tem para as agências de publicidade. "É um reconhecimento da qualidade editorial, do bom atendimento do comercial, da logística adequada do jornal." A Terremoto Publicidade, agência que conquistou o prêmio máximo da Região Sul e ouras duas medalhas, teve seus três anúncios premiados publicados na Gazeta do Povo. "É fundamental ir à Gazeta; temos anunciado direto no jornal", comenta o diretor de criação da Terremoto, Ricardo Gandolfi. Para ele, o prêmio da ANJ é de grande credibilidade, porque todo o julgamento é feito por jurados de fora. "É uma premiação extremamente isenta."
Pires reforça que a Gazeta do Povo já é parada obrigatória para as campanhas de mídia impressa no Paraná, e que o prêmio ratifica a imagem positiva que o mercado tem do veículo. "As pessoas conhecem a Gazeta, conhecem o grupo RPC, inclusive fora do estado."
Beluca destaca ainda a flexibilidade do veículo para a publicação de anúncios fora dos formatos tradicionais. "A gente estimula muito o uso do jornal como uma ferramenta criativa para as agências", diz ele. Gandolfi, da Terremoto, confirma: "Tudo que a gente inventa, a Gazeta topa viabilizar. Não é um veículo que poda a criatividade das agências".
Veículo do ano
O resultado do prêmio da ANJ saiu na mesma semana em que a Gazeta do Povo conquistou o título de Veículo Impresso do Ano no 32º Prêmio Colunistas Paraná, também do mercado publicitário, organizado pela Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda (Abracomp). Para Pires, o prêmio é um indicativo da importância que a Gazeta do Povo tem no mercado publicitário paranaense, e mostra que a mudança gráfica do jornal, adotada em abril deste ano, foi muito bem recebida pelos leitores e anunciantes. "Quando a gente faz uma mudança visando o leitor, ele tende a consumir mais jornal, e isso dá mais retorno para a publicidade. Nos últimos quatro meses, a nossa demanda de publicidade aumentou muito."
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast