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Overgame

Ao pó voltarão todos

Imagem do novo game From Dust: jogador precisa dosar muito bem a intensidade e precisão de seus movimentos | Reprodução
Imagem do novo game From Dust: jogador precisa dosar muito bem a intensidade e precisão de seus movimentos (Foto: Reprodução)
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O Deus bíblico é um deus cruel, costuma-se bradar por aí. Para resolver acidentes de percurso do plano universal pode acabar com populações inteiras de uma hora para outra. Ou, quando o caso é mais irrecuperável, o melhor é inundar tudo e começar de novo. Pode haver uma injustiça religiosa nesse discurso. Nada como se tornar todo-poderoso para ver que tudo pode não ter passado de um mal entendido. Podemos estar falando de um Deus desajeitado somente, simples assim.

A elucubração metafísica veio após passar algumas horas na pele Dele com o recém-lançado From Dust, disponível no Playstation 3, Xbox 360 e PC. O jogo, que tem como autor o francês Eric Chahi, cultuado por ter criado uma das maiores pérolas dos games, Another World, cuja estética poligonal e inspirada deixou marcas na história dos jogos eletrônicos, coloca o jogador no papel do Criador que precisa manter algumas ilhas sob controle. Os principais desafios para manter vivos os habitantes é a própria natureza, que age como uma espécie de bug de sistema. Se o jogador é Deus, e a Natureza foi criada por Ele, então não haveria motivo algum para se lutar contra um tsunami, por exemplo. Por isso, a metáfora do bug nos ajuda a jogar para longe qualquer apontamento contra a coerência do argumento principal. Afinal aqui se está falando de videogame, certo?

A natureza está lá para provocar o caos entre as tribos. Do plano elevado (da câmera), o jogador deve ser rápido no joystick para evitar o pior. Vulcões, inundações, tempestade de areia podem causar destruição rápida a qualquer momento. Tudo, no entanto, pode ser resolvido. Uma onda gigante pode varrer a ilha? Concentre os habitantes e crie uma barreira de rocha, utilizando a lava de algum vulcão. Aqui está a originalidade do projeto. De posse de uns poucos itens, lava, areia, terra e água podem ser combinadas de diferentes formas para ter resultados também díspares. Além disso, a solução de um problema pode causar mais problemas. Como no caso da barreira citada, que, ao pegar a lava, o jogador pode deixar cair respingos numa vegetação e dar início a um incêndio. Ou seja, um Deus trapalhão.

O principal adversário de From Dust pode acabar sendo o próprio jogador, que precisa sempre dosar muito bem a intensidade e precisão de suas ações. Em grande parte das vezes, são os comandos errados que dão início à matança generalizada da população. É preciso um bom treino para dominar os comandos. E, quando tudo está prestes a entrar nos eixos, a aventura, que é basicamente fazer sua tribo conquistar novas ilhas, acaba. É curto mesmo, com apenas 13 fases, o que deixa uma sensação frustrante. Bom, daí o melhor é começar tudo do zero.

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