São Paulo (AG) A América Online (AOL) divulgou ontem que vai encerrar todos seus serviços no Brasil no dia 17 de março, depois de seis anos de operações. Após essa data, o acesso à internet pelo provedor não estará mais disponível, por banda larga ou discado. Também sairão do ar o conteúdo do portal AOL Brasil e serviços adicionais como blog, disco virtual, álbum de fotos, calendário, páginas pessoais, turmas, salas de bate papo, mensagens instantâneas, entre outros. A empresa vendeu sua base de assinantes para o Terra.
A AOL faz parte da Time Warner, a maior empresa de mídia do mundo, dona também da CNN e dos estúdios Warner Bros. Na semana passada, a Time Warner Inc., anunciou um aumento de 20% nos lucros do quarto trimestre, para US$ 1,4 bilhão. Mas a unidade da América Latina, a AOLA, vem enfrentando dificuldades financeiras.
A AOLA é controlada pela Time Warner, além do grupo Cisneros e do Banco Itaú. A empresa pediu concordata na corte de falências americana. O último número divulgado em balanço pela AOLA, do terceiro trimestre de 2004, era de uma base de 400 mil assinantes, dos quais 8,5% (34 mil) no serviço de banda larga.
A operação brasileira foi a primeira lançada pela holding AOLA, em 1999. A companhia também atuou na Argentina, Porto Rico e México. O negócio na Argentina foi vendido, enquanto a unidade de Porto Rico foi incorporada pela matriz americana e a subsidiária do México está sendo negociada com um provedor local.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast