O apagão do último sábado atingiu 13,4% dos brasileiros em 12 Estados, informou hoje o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). Ficaram sem energia cidades de Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Esírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

CARREGANDO :)

Segundo ONS e MME (Ministério de Minas e Energia), o apagão teve origem nas instalações da usina hidrelétrica Itumbiara, de propriedade da Eletrobras Furnas, localizada na divisa entre Goiás e Minas Gerais.

O apagão suspendeu o fornecimento de energia para 13,4% dos consumidores do todo o país, e o Estado mais prejudicado foi o de Mato Grosso, com 66,6% de carga interrompida, segundo nota do ONS.

Publicidade

Em seguida, os mais afetados foram Paraná (33,5%), Goiás (25,7%), Santa Catarina (24,9%), Acre (23,2%), Espírito Santo (20,0%), Rio Grande do Sul (19,6%), São Paulo (15,3%) Rio de Janeiro (15%), Mato Grosso do Sul (17,4%), Rondônia (12,3%) e Minas Gerais (10,6%).

Neste domingo (16), o CMSE (Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico) realizou reunião extraordinária, com a presença do ministro Edison Lobão, para avaliar o problema.

Segundo informações do ministério, a falha provocou o desligamento de aproximadamente 8.800 MW de carga, sendo 50% na região Sudeste. A causa do apagão, no entanto, ainda não foi confirmada.

Equipes técnicas do Ministério, da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) seguiram para Itumbiara para participar das análises sobre a falha no fornecimento de energia.

Publicidade