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Apuração em andamento
Pelo menos quatro bancos e fintechs brasileiros apresentaram instabilidade em seus aplicativos após um apagão cibernético que está afetando vários lugares do mundo nesta sexta-feira (19).
Clientes do Banco Pan, Bradesco, Neon e Next reclamaram por meio de redes sociais dificuldades para fazer login e pagamentos. As informações são do site Downdetector, que acusa problemas em canais digitais.
O Bradesco confirmou em nota que os sistemas dos canais digitais ficaram indisponíveis. "Equipes estão atuando para regularização o mais breve possível. Os terminais de autoatendimento do banco funcionam normalmente", disse o banco.
A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), disse que apesar de alguns sistemas de instituições financeiras terem sido "temporariamente afetados em diferentes escalas", não houve "nada que comprometesse a prestação de serviços de forma relevante".
"A maioria das instituições financeiras brasileiras já normalizou seus serviços e as demais estão em avançado estado de normalização e trabalhando para garantir o funcionamento de seus serviços rapidamente", informou a federação em nota.
Já o Banco Central do Brasil (BC) não reportou anormalidades em seu sistema. O Banco do Brasil e o Itaú também disseram que as plataformas operam normalmente.
A B3 informou que nenhum de seus serviços e plataformas de operação foi afetado pela falha técnica. "Reforçamos que nossos sistemas continuam operando e aptos para pleno funcionamento do mercado", diz a nota.
Instituições financeiras ao redor do mundo relataram interrupções e dificuldades na madrugada desta sexta-feira (19). Entre eles o Commonwealth Bank, maior banco da Australia e a Capitec, da África do Sul. Entre as operações interrompidas estão a trabsferencia de valores e pagamentos com cartão nos caixas eletrônicos e aplicativos.
Grandes mesas de negociação de petróleo e gás em Londres e Cingapura tiveram dificuldade para executar negociações após o apagão cibernético.