O presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), João Rezende, disse nesta quarta-feira (30) que o número de aparelhos com internet 3G no Brasil deve superar os conectados pela tecnologia 2G até o meio do ano.
De acordo com Rezende, o crescimento exige que as empresas de telefonia aumentem o número de antenas instaladas no país para fortalecer o sinal e garantir a qualidade do serviço.
"O problema das operadoras não é o serviço de voz, mas o de dados. A população deseja acessar a internet pela rede móvel e temos de ampliar a infraestrutura disponível para suportar crescimento do trafego", disse.
"Entre junho e julho chegaremos a 130 milhões de usuários de 3G. Com isso o número de usuários do 2G começará a declinar", afirmou.
Para Rezende, o novo leilão para a tecnologia 4G, que deve ocorrer no segundo semestre deste ano, deve ajudar a fortalecer a rede de dados em todos os Estados.
Insatisfação
Apenas no ano passado foram registradas 3,1 milhões de reclamações contra companhias de telecomunicações na Anatel. O número inclui clientes de telefonia, TV por assinatura e internet.
No Brasil, o número de contratos vigentes no setor de telecomunicações chega a 360 milhões.