O verão, além das temperaturas elevadas, também é marcado por fortes chuvas e algumas com quedas de raios. Situação que muitas vezes pode queimar aparelhos domésticos. No entanto, em alguns casos, a Companhia de Energia Elétrica do Paraná (Copel) indeniza as pessoas que tiveram algum aparelho elétrico queimado, em razão de descargas elétricas provocadas por raios.

CARREGANDO :)

Segundo reportagem do telejornal Bom Dia Paraná, no ano passado, 9 mil pessoas foram prejudicadas por quedas de raios e registraram queixas na Copel. A companhia gastou R$ 1,2 milhão em indenizações para as famílias. Somente na Região Noroeste do estado, aproximadamente 1.100 pessoas fizeram queixas de aparelhos eletrônicos queimados em tempestades.

Nem todas, porém, foram indenizadas. Os casos são analisados um a um. "Nós temos em cada departamento de serviço e manutenção uma comissão que analisa esses pedidos, e verifica se naquele dia, naquele horário houve um problema na rede que possa dar causa a esse problema que o consumidor está informando", explicou o superintendente da Copel, Edson Sardeto.

Publicidade

Alguns cuidados podem ser tomados para evitar que os aparelhos eletrônicos queimem durante uma tempestade. Em dias de chuva com raios, além dos aparelhos estarem desligados, é recomendado que os retirem das tomadas. Isso evita que alguma descarga elétrica queime os aparelhos, principalmente computadores.

Vídeo: Veja alguns cuidados para evitar problemas com os aparelhos eletrônicos