Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Consumo

Aperto no crédito não reduz previsão para liquidações de inverno

Descontos das liquidações de inverno variam de 30% a 70%; shoppings têm datas fixas para as ofertas, mas comércio de rua quer acabar com os estoques | Marco André Lima/ Gazeta do Povo
Descontos das liquidações de inverno variam de 30% a 70%; shoppings têm datas fixas para as ofertas, mas comércio de rua quer acabar com os estoques (Foto: Marco André Lima/ Gazeta do Povo)

Antes de as vitrines exibirem as novidades das coleções primavera-verão, é hora de equilibrar a liquidez do caixa, esvaziando o estoque das roupas de outono-inverno e aproveitando para conquistar novos clientes. Perto do Dia dos Pais, o comércio de Curi­tiba começou seu período de liquidação nas ruas e agora inicia a movimentação também nos shop­pings da cidade. Em média, os descontos vão de 30% a 70%. Mesmo com o crédito mais caro e os juros mais altos, a expectativa dos lojistas é de vender entre 10% e 15% a mais que nos dias normais. "As pessoas continuam comprando, peças mais baratas e mais à vista", diz a gerente da Datelli do Shopping Mueller, Debora Malko. No Shopping São José, onde a Li­­quidação Etiqueta Ras­gada ocorreu entre 14 e 17 de julho, o movimento superou as expectativas. Segundo o superintendente do shopping, José Alcir Gruber, o au­­mento no movimento foi de 19%.

O frio que chegou intenso mesmo só a partir de junho complicou um pouco as contas dos lojistas, segundo o coordenador da Câma­ra Setorial de Confecções da Associação Comercial do Paraná e dono das lojas Lua Nova, Rui Car­los Machado de Souza. "O setor de confecção depende quase que exclusivamente do clima. A chegada do frio só depois de maio complicou o caixa dos lojistas, que tiveram de começar a honrar com as encomendas de outono-inverno em março", justifica.

Agenda

Enquanto nas ruas os descontos vão até o estoque terminar, nos shoppings a maior parte das campanhas tem data certa. O Mueller começa sua campanha de liquidação hoje, com uma novidade: conselhos de uma personal shopper. A consultora fashion Débora Mateus estará disponível para ajudar nas compras e selecionar as melhores ofertas de acordo com o estilo, tipo físico e faixa de preço desejada. A ação será gratuita e oferecida pelo tempo limitado de 1 hora. Os interessados poderão realizar o agendamento pelo telefone 3074-1010.

Algumas lojas do Mueller já vêm trabalhando com preços mais baixos desde segunda-feira. Sorte de clientes como a professora Maria Helena Portugal. "Estou procurando uma camisa e aproveitando para namorar as vitrines com os descontos", diz.

Amanhã é a vez do ParkShop­pingBarigüi, com a Liqui­dação Lápis Vermelho de inverno, que vai até domingo. No Shop­ping Curitiba, as promoções vão de 10 a 14 de agosto, começando justamente com o Dia dos Pais. "A ideia é que a data comemorativa seja mais um atrativo para os clientes comparecerem à liquidação, que está completando 15 anos em 2011. O fato de fazermos a campanha no início do mês, quando o consumidor acabou de receber, também é bastante positivo", explica a gerente de marketing Andrea Costa. No Estação, entre 18 e 21 de agosto, cerca de 170 lojas vão participar da Liquidação Pon­to Mix, com descontos de até 70%.

Sorteios

Muitos estabelecimentos estão apostando em brindes, vale-compras e sorteio de prêmios para atrair os clientes. No Shopping Jardim das Américas, até 14 de agosto cada R$ 200 consumidos dão direito a um cupom para concorrer a R$ 10 mil em vale-compras. Serão dois ganhadores, com sorteio marcado para 16 de agosto.

No Palladium, uma ação do Dia dos Pais garante um porta-tênis a cada R$ 400 em compras, entre 4 e 14 de agosto. Mais tarde, entre os dias 17 e 21, ocorre a grande queima de estoque das lojas. No Shopping Cidade, a liquidação vai de 5 a 7 de agosto. A cada R$ 30 em compras, o cliente ganha um cupom para concorrer a um carro.

Colaborou Carlos Guimarães Filho.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.